unnamed-file-48

Governo do Estado organiza evento de cidadania no Parque Municipal de BH

O Governo de Minas realiza um evento gratuito no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, nesta terça (8/7) e quarta-feira (9/7). O objetivo é proporcionar atendimento direto ao cidadão, escuta ativa e prestação de serviços essenciais, reunindo dezenas de órgãos públicos.

De acordo com a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), a Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir), responsável pela organização do evento, conta com mais de 20 instituições. Entre elas estão a Cemig, Copasa, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

O evento tem como objetivo atender demandas como denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações em relação aos serviços prestados pelas ouvidorias participantes. Os cidadãos também receberão orientações sobre os seus direitos e os canais oficiais de contato. Esta iniciativa visa fortalecer a participação social e aprimorar a gestão pública.

Programação e Serviços Oferecidos

Durante os dois dias do evento, os cidadãos terão acesso a serviços variados, incluindo consultorias jurídicas fornecidas pela OAB-MG nas áreas de direito do consumidor, previdenciário, de família e criminal. Também estarão disponíveis atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Procon.

O Cartório Eleitoral realizará a emissão de título de eleitor, biometria, e outras documentações. Já a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) será responsável pela emissão da nova carteira de identidade, e o Cartório de Registro Civil emitirá certidões de nascimento. A Fundação Hemominas fará agendamento para doação de sangue, além de oferecer vacinação contra a gripe e outras ações de promoção da saúde.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) estará presente para emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), e o Servas promoverá a campanha “Nossos Avós” com ações educativas.

Participando da ação, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) oferecerá orientações sobre prevenção à violência doméstica, combate ao uso de drogas e segurança no trânsito. Estarão disponíveis ainda informações sobre programas sociais como CadÚnico e Família Acolhedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *