unnamed-file-7

Governo de Minas realiza quarta audiência pública em Ribeirão das Neves sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos

O Governo de Minas Gerais promove nesta terça-feira (1/7) a quarta audiência pública para discutir o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) destinado à construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos. A reunião acontecerá às 19h no Auditório Interno da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Seicídio Jorge Ricardo, número 86, bairro Santa Paula, e será transmitida pelo YouTube no canal da Seinfra.

De acordo com o Governo de Minas Gerais, o terminal em Ribeirão das Neves será erguido em uma área de mais de 19 mil metros quadrados, no bairro Florença. Os cidadãos poderão enviar sugestões e tirar dúvidas sobre o projeto durante a audiência. O plano abrange, além de Ribeirão das Neves, terminais em Petrolândia e Ferrugem (Contagem), Veneza (Ribeirão das Neves), Regap (Betim), Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.

Reurbanização e Ampliação

O projeto também contempla a requalificação dos terminais Eldorado, em Contagem, e Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois terminais adicionais, Várzea das Flores (Darcy Ribeiro) em Contagem, construído com recursos municipais, e o de Santa Luzia, com apoio estadual, serão integrados para concessão e manutenção.

O projeto busca aprimorar o Transporte Estadual Metropolitano (Trem) e otimizar a integração com o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ampliando a cobertura do transporte público.

As três primeiras audiências ocorreram em Nova Lima, São José da Lapa e Santa Luzia. A quinta e última audiência está marcada para quarta-feira (2/7), às 19h, na Câmara Municipal de Contagem.

Investimentos e Impactos

Os terminais projetados visam atender mais de 150 mil passageiros diariamente, totalizando mais de 40 milhões de usuários por ano. Os investimentos previstos incluem R$ 447 milhões para construção e reformas, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção ao longo de 30 anos.

O projeto inclui melhoras imediatas nos terminais, como reformas nos banheiros e atualização das sinalizações. Prevê-se a instalação de wi-fi gratuito, construção de bicicletários para integração com transporte cicloviário e espaços para atividades culturais, sociais e de saúde.

O edital e o leilão devem ser publicados no segundo semestre deste ano, com a expectativa de entrega dos primeiros terminais em até dois anos após a assinatura do contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *