unnamed-file-88

Governo de Minas inaugura unidades da Polícia Civil no Sul do estado

O Governo de Minas Gerais inaugurou duas unidades especializadas da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) destinadas ao combate de crimes no campo, beneficiando nove municípios da região Sul do estado. As novas instalações visam reforçar a segurança no setor agrícola, diante do aumento de crimes como roubos de gado e insumos.

De acordo com o Governo de Minas Gerais, o governador Romeu Zema inaugurou, nesta sexta-feira (11), a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Varginha. Esta unidade vai atender, além de Varginha, as cidades de Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé, Carmo da Cachoeira, Ilicínea e Coqueiral. “O agro, que é líder em crescimento em Minas, merece todo nosso apoio”, afirmou Zema na inauguração.

Núcleo de Três Pontas

Em Três Pontas, foi inaugurado o Núcleo Especializado de Repressão a Crimes Rurais, que atuará também em Santana do Coqueiral. A iniciativa busca aprimorar a investigação de delitos patrimoniais no ambiente rural, ampliando a cooperação entre as regiões, que abrangem uma população de mais de 310 mil habitantes.

Conforme resolução, as delegacias rurais foram projetadas para investigar furtos e roubos de gado, entre outros crimes relacionados a equipamentos agrícolas. Atualmente, Minas conta com 13 Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais e um núcleo, com a primeira unidade estabelecida em Belo Horizonte, em 2021.

A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gambogi, destacou a importância do projeto Campo Seguro, que foi lançado para implementar medidas eficazes contra crimes rurais. “É mais um passo importante dentro do programa Campo Seguro para implementação de medidas efetivas de repressão a crimes rurais”, afirmou Gambogi.

Colaboração e Recursos

As novas estruturas foram adaptadas em sedes já existentes em Varginha e Três Pontas, com suporte de instituições como a prefeitura, o Sindicato Rural e a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg). Em Três Pontas, emendas parlamentares foram utilizadas para adquirir mobiliário e equipamentos de informática, fundamentais para as operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *