O governo de Minas Gerais realizou, na quinta-feira (8/5), a entrega simbólica de 135 ônibus para as linhas metropolitanas que atendem Contagem e Brumadinho, conforme informações do Governo do Estado. Os veículos, que já estão em circulação, beneficiam aproximadamente 70 mil passageiros diariamente.
Este é o maior lote de veículos entregues até agora como parte do plano de renovação da frota. Em Contagem, foram adquiridos 128 novos ônibus, enquanto em Brumadinho, sete novos veículos foram adicionados à frota.
“Esses ônibus são muito importantes para melhorar a mobilidade urbana na capital e na região metropolitana. É uma felicidade imensa ver que estamos avançando”, afirmou o governador Romeu Zema.
Plano de Renovação
A renovação da frota é resultado de um acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e o Tribunal de Contas do Estado, com a participação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).
Segundo o Governo de Minas, além de Contagem, os ônibus também servem municípios como Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves. Até o final de 2025, as concessionárias vão adquirir 250 ônibus adicionais, totalizando 850 veículos e renovando cerca de 33% da frota atual.
“Estamos beneficiando toda a população da RMBH para melhorar a mobilidade, a pedido do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões”, destacou Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.
Os novos ônibus foram alocados de acordo com critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros. Com as novas aquisições, a idade média da frota será reduzida de 11 para seis anos.
R$ 382 milhões foram investidos no reequilíbrio dos contratos de transporte coletivo, como parte do Acordo de Reparação pelo rompimento ocorrido em Brumadinho, assinado entre o Governo de Minas, os Ministérios Públicos estadual e federal, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale.