O Gov.br, portal de serviços digitais do Governo Federal, atingiu um marco importante. Pela primeira vez, o número de contas ouro no sistema ultrapassou o de contas bronze. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), atualmente existem 67,55 milhões de contas ouro contra 67,53 milhões de contas bronze, somando 166 milhões de usuários ativos na plataforma.
O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou que o aumento no número de contas ouro representa maior segurança para os cidadãos. Usuários com contas ouro têm acesso total aos 4.500 serviços digitais oferecidos, como o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, serviços educacionais como Enem e Fies, além da declaração pré-preenchida.
Alexandre Ávila, superintendente de Negócios do Serpro, afirma que o Gov.br é um grande avanço para o Brasil, ao oferecer mais rapidez e facilidade no acesso aos serviços públicos. “A plataforma é essencial porque reduz burocracias, aumenta a transparência e melhora significativamente a experiência do cidadão ao acessar serviços públicos digitais”, disse Ávila.
O Serpro, empresa de tecnologia do governo, é responsável pelo desenvolvimento e gestão da plataforma, incluindo a administração das contas dos usuários.
Tipos de Contas no Gov.br
As contas do Gov.br são divididas em três níveis: bronze, prata e ouro. O nível bronze envolve um cadastro básico validado pela Receita Federal ou INSS. O nível prata exige validações adicionais, como reconhecimento facial com base na Carteira Nacional de Habilitação. Já o nível ouro, o mais seguro, permite autenticação biométrica através da Justiça Eleitoral, nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou Certificado Digital ICP-Brasil.
Com uma conta ouro, os cidadãos têm acesso completo aos serviços, incluindo funcionalidades de alta confiabilidade como assinatura eletrônica gratuita. Os usuários também podem realizar autenticação biométrica via celular, gerenciar dados pessoais, fazer prova de vida digital e utilizar autenticação em duas etapas para maior segurança.
Para obter uma conta ouro, os usuários podem escolher entre três opções: reconhecimento facial via aplicativo Gov.br, validação de dados com QR Code da Carteira de Identidade Nacional, ou utilizar um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. Qualquer um desses procedimentos garante a atualização automática e definitiva do status da conta para ouro.
Destaque Internacional
Alexandre Ávila destaca que, comparado a outros sistemas governamentais do mundo, o Gov.br é um dos maiores, com mais de 166 milhões de usuários, superando a população da maioria dos países, exceto apenas oito. “A plataforma é um espaço de colaboração entre órgãos públicos e a sociedade civil, gerando soluções tecnológicas robustas e seguras que beneficiam todos os brasileiros. É um claro exemplo da capacidade técnica e de inovação do Brasil”, concluiu Ávila.