Flávia Ventura, formada pela Escola Guignard, vence Prêmio PIPA 2025

Flávia Ventura, formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, está entre os quatro selecionados ao Prêmio PIPA 2025, de acordo com informações do Instituto PIPA. Este prêmio é considerado um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira, reconhecendo e destacando talentos em ascensão. Nesta 16ª edição, 73 artistas concorreram ao prêmio, que valoriza novas expressões artísticas.

Captura de tela 2025 07 10 155113 1

Flávia Ventura e suas obras

Ventura, premiada pela nona vez, explora relações entre sexualidade, gênero, poder e violência em uma linguagem abstrata e performática. Suas obras são caracterizadas por cores que remetem aos diferentes tons de pele, criando narrativas ambíguas. Camillo Osório, curador do Instituto PIPA, observa que a artista “explora a materialidade pictórica com vigor, revelando fragmentos corporais nas camadas de tinta”. Seu ex-orientador, Sebastião Miguel, descreve suas criações como “vivas e pulsantes”.

a pequena morte

“A pequena morte”, de Flávia Ventura, 2022

Detalhes do Prêmio PIPA 2025

Desde 2010, o Conselho do Prêmio PIPA destaca artistas notórios. Cada ganhador em 2025 receberá R$ 25 mil e a chance de expor suas obras no Paço Imperial, de 6 de setembro a 16 de novembro. Outros ex-alunos da Escola Guignard também foram premiados nos anos anteriores, como Josi em 2022 e Luana Vitra em 2023, reafirmando a qualidade do ensino na instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *