A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que o abastecimento de água poderá ser interrompido em diversos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte até esta quinta-feira, 3 de julho. As áreas afetadas incluem bairros de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa e Vespasiano.
De acordo com o portal O TEMPO, a interrupção inicial ocorreu nesta terça-feira, 1º de julho, quando o sistema Serra Azul foi paralisado devido à falta de energia elétrica fornecida pela concessionária responsável. Embora o problema tenha sido solucionado, o sistema ainda está em fase de recuperação, o que pode causar variações no abastecimento.
Bairros de Belo Horizonte com possível impacto
Em Belo Horizonte, dentre os bairros possivelmente afetados estão Ademar Maldonado, Alípio de Melo, Alpes, Alto dos Pinheiros, Bonfim, Buritis, Caiçara, Castelo, Copacabana, Flávio Marques Lisboa, Independência, Itatiaia, Minas Brasil, Nova Suíça, Palmeiras, Pampulha, Prado, Santa Mônica, entre outros. A situação também se estende a mais de 180 bairros na cidade.
Cidades da Região Metropolitana afetadas
A interrupção no abastecimento também poderá afetar bairros de outras cidades da região. Em Betim, bairros como Alvorada, Amarante, Amazonas e Jardim Teresópolis são mencionados. Já em Contagem, estão entre os possivelmente atingidos o Água Branca, Alvorada, Cidade Industrial e Eldorado. Em Esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa e Vespasiano, diversos outros bairros também podem enfrentar dificuldades no fornecimento de água.
Moradores dessas áreas devem estar atentos às possíveis variações no abastecimento e a companhia está trabalhando na normalização dos serviços. Para informações atualizadas, os consumidores podem entrar em contato diretamente com a Copasa.