Cerca de 300 estudantes do programa Partiu IF, oferecido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), reuniram-se no Campus Machado. O encontro ocorreu no dia 1º de julho e teve como objetivo a apresentação das experiências educacionais dos alunos. O evento contou com a participação virtual de Cleber Santos Vieira, assessor da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).
De acordo com informações do IFSULDEMINAS, o Partiu IF é um cursinho pré-vestibular que busca preparar alunos para processos seletivos em institutos federais. Ele foi inspirado pelo Prepara IF, criado pela instituição em 2024, para facilitar o ingresso em cursos técnicos integrados. A iniciativa visa ampliar o acesso à educação em nível nacional, conforme destacou Cleber Vieira: “Existem oportunidades. A educação é pública e o direito à educação é para todos. Entretanto, existem diferença nas trajetórias históricas de cada um”.
Depoimentos e Comemorações
O reitor Cleber Ávila Barbosa motivou estudantes presentes, exaltando a importância da educação pública gratuita e de qualidade. Já a pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, ressaltou o acesso à educação como um direito humano fundamental, encorajando os alunos presentes no auditório.
Participantes do Partiu IF também compartilharam suas experiências. Lara Parisi Ferreira, aluna do Partiu IF, pretende estudar Agropecuária no Campus Muzambinho. “Está sendo ótima, o Partiu IF superou minhas expectativas”, afirmou. Maria Eduarda Oliveira Domingues, aprovada no curso Técnico em Agropecuária, lembrou como o Prepara IF contribuiu para realizar seu sonho de estudar na instituição.
Ainda durante a cerimônia, comemorações marcaram os 68 anos do Campus Machado. A diretora-geral do campus, Aline Manke Nachtigall, expressou entusiasmo em oferecer oportunidades educacionais, enquanto outros gestores, como Luiz Carlos Dias Rocha, Michelle Marques, Camila Pereira Santos, Giovane José da Silva e Fábio Brazier, também participaram do evento.
O encontro apresentou-se como uma plataforma de compartilhamento de experiências e reforço do compromisso da instituição com a inclusão educacional.