Cerca de 300 estudantes do cursinho Partiu IF de todos os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se reuniram no Campus Machado, no último dia 1º de julho, para compartilhar suas experiências com Cleber Santos Vieira, assessor do gabinete da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), que participou do evento via videoconferência.
O Partiu IF é um cursinho pré-vestibular que auxilia estudantes a se prepararem para processos seletivos de ingresso em institutos federais. Surgiu a partir do Prepara IF, criado em 2024 pelo Instituto, com apoio da Secadi. De acordo com o Portal IFSULDEMINAS, Cleber Vieira destacou a relevância do programa e sua diversidade: “Existem oportunidades. A educação é pública e o direito à educação é para todos. Porém, existem diferenças nas trajetórias históricas de cada um”.
Testemunhos dos Participantes e Representantes
Cleber Ávila Barbosa, reitor do IFSULDEMINAS, motivou os estudantes com um discurso de acolhimento: “Nosso compromisso é oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, que forma para a vida, para o trabalho e para o futuro…”. A pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, expressou felicidade pelo engajamento estudantil: “Fazer parte do Partiu IF é um direito de vocês, um direito humano fundamental…”.
Lara Parisi Ferreira, aluna do Partiu IF, deseja cursar Técnico Integrado em Agropecuária no Campus Muzambinho e relatou: “Está sendo ótima…”. Maria Eduarda Oliveira Domingues foi aprovada no vestibular para Técnico em Agropecuária e compartilhou: “Eu sempre tive o sonho de estudar nesta instituição…”. Ariane Vasques de Assis, aluna de Técnico Integrado de Informática, valorizou o apoio do Prepara IF.
O evento integra as celebrações dos 68 anos do Campus Machado. A diretora-geral, Aline Manke Nachtigall, manifestou satisfação em oferecer essa oportunidade aos estudantes. Participaram do evento o pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, a diretora de Extensão, Michelle Marques, e outros representantes do programa, reforçando a importância do acesso à educação de qualidade.