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Estudo desenvolve recurso digital para ensino atrativo de história medieval

Para tornar o ensino de história mais atrativo para estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental, um pesquisador da UNIFAL-MG desenvolveu uma abordagem inovadora. Trata-se do Objeto de Aprendizagem (OA) Conquista de Córdoba, uma ferramenta interativa criada na plataforma eXeLearning. Este recurso visa aproximar os estudantes da análise crítica de documentos históricos e da interpretação de textos, destacando o contexto da conquista de Córdoba por Fernando III em 1236.

Saymon Siqueira – autor do estudo. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o Jornal UNIFAL MG, o estudo integra a dissertação de mestrado de Saymon da Silva Siqueira, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG, sob orientação do professor Adaílson José Rui. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando identificar e analisar interações históricas entre populações.

Estrutura e Conteúdo do Recurso

O recurso é composto por três módulos interativos que abordam a história da conquista de Córdoba. O primeiro módulo contextualiza a expansão cristã na Península Ibérica. No segundo, os estudantes têm acesso a documentos medievais, permitindo uma análise interativa das fontes históricas. O terceiro módulo explora as mudanças políticas, sociais e urbanísticas na região após a conquista. A metodologia INTERA foi utilizada para garantir que o recurso seja reutilizável, acessível e pedagogicamente robusto.

O OA inclui diversas mídias, como animações, trechos de fontes primárias e atividades gamificadas, que promovem a imersão no aprendizado. Possibilita também que professores de história utilizem o recurso para apoiar atividades em sala de aula, através de leituras compartilhadas e discussões em grupo com metodologia de blended learning.

Teste de conhecimentos do Objeto de Aprendizagem Conquista de Córdoba. (Imagem: Reprodução/Plataforma eXeLearning)

Saymon Siqueira está realizando doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da UFG, onde pretende aprimorar ainda mais este recurso didático. O projeto recebeu financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), de abril a dezembro de 2022.

O projeto Conquista de Córdoba está disponível online. Mais informações podem ser encontradas no artigo publicado na Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, acessível aqui. A dissertação completa está na Biblioteca de Teses e Dissertações da UNIFAL-MG.

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