Estudantes de Minas Gerais que pretendem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ganharam mais tempo para fazer o pedido. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a sexta-feira, 2 de maio. Os estudantes interessados devem realizar a solicitação por meio da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br para assegurar a gratuidade.
Para ter direito à isenção, os candidatos precisam atender a alguns critérios: estar no último ano do ensino médio, ter estudado em escola pública ou como bolsista integral em instituições privadas, ou pertencer a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). De acordo com a Agência Minas, o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, destacou a importância dessa isenção para os estudantes.
Apoio das escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está garantindo acesso à solicitação de isenção ao disponibilizar laboratórios de informática em todas as escolas da rede estadual. Um exemplo de iniciativa local é o “Dia E”, realizado na Escola Estadual Doutor Pacífico Mascarenhas, em Inimutaba, que visa incentivar a inscrição dos alunos no Enem e enfatizar a relevância do exame para a entrada no ensino superior.
Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, as escolas estarão fechadas na quinta-feira, 1º de maio, mas retomam suas atividades normais na sexta-feira, 2 de maio, data final para solicitação da isenção.
Requisitos para a isenção
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é indispensável tanto para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem quanto para se inscrever no exame. O documento pode ser obtido gratuitamente no site da Receita Federal ou presencialmente, com agendamento prévio, em agências dos Correios ou Cartórios de Registro Civil.
Preparação para o Enem
Para apoiar os alunos na preparação para o Enem, a SEE/MG oferece a plataforma Enem MG, que utiliza tecnologia avançada para proporcionar materiais de estudo, videoaulas, e correção automática de redações. A plataforma também oferece simulados e relatórios de desempenho. Neste ano, a plataforma expandiu seu alcance para incluir alunos de todas as etapas do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro simulado Enem MG ocorrerá entre 22 e 24 de abril. A plataforma está acessível através do site: www.enem.educacao.mg.gov.br.