Desde a implementação da plataforma digital Elefante Letrado, alunos do ensino fundamental de Minas Gerais acessaram mais de 743 mil livros. Em 2025, a iniciativa incluirá 108 mil alunos do 7º ano, envolvendo 1.839 escolas, totalizando mais de 74 mil horas de leitura.
De acordo com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o projeto incentiva a leitura e desenvolve a compreensão dos alunos. A plataforma, com acervo selecionado por especialistas, permite que professores monitorem o progresso dos estudantes em tempo real.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, aponta que “estamos colhendo os frutos de uma política educacional sólida, que valoriza a leitura desde as séries iniciais”. Avanços na alfabetização são destacados como parte do impacto dessas ações.
O acesso à plataforma ocorre via site e aplicativo do Elefante Letrado, favorecendo a continuidade da leitura fora da escola.
Investimentos e Resultados
O Projeto de Leitura e Escrita, que inclui a plataforma, é a maior iniciativa de incentivo à leitura na educação mineira. Com investimentos de R$ 212 milhões, as ações abrangem a revitalização de bibliotecas escolares e acesso a acervos digitais de qualidade.
Do total investido, R$ 180 milhões foram destinados à reforma de bibliotecas em mais de 3.400 escolas. Acesso ao acervo da Britannica Education e parceria com o Elefante Letrado também foram financiados. Além disso, o programa Território da Leitura, com aporte de R$ 20 milhões, promove curadorias literárias.
Essas ações levaram Minas Gerais a atingir o segundo melhor índice de alfabetização do país em 2024, com 66% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, superando a média nacional de 56%, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Andrea Botelho, diretora de Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG, explica que “desenvolver as competências de leitura e escrita são uma prioridade para a SEE/MG”, destacando a avaliação de desempenho por meio da plataforma.
Fortalecimento da Leitura e Protagonismo Estudantil
Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Unaí, ações eficazes fortalecem a leitura nas escolas estaduais. Em seis meses, estudantes da região acessaram mais de 6 mil livros na plataforma, resultado da colaboração entre professores, bibliotecários e gestores.
Na Escola Estadual Anália Carneiro dos Santos, em Buritis, o incentivo à leitura na plataforma mostrou-se eficaz. “Eles têm gostado bastante de acompanhar o desempenho que tem na leitura. É uma forma de competição saudável entre eles”, mencionou Gilda Helena, diretora da instituição.
A revista digital “Entre Estantes” reúne projetos que evidenciam o papel central da leitura na formação dos estudantes no território.