Começou na sexta-feira (17) e vai até às 12h do dia 27 de dezembro, as inscrições para o processo de contratação temporária na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A formação do banco de profissionais é para o magistério e área administrativa nas Unidades de Ensino da Rede Estadual. O cadastro é on-line, gratuito, e deve ser feito em dois diferentes sites. Para o site www.contratacao.educacao.mg.gov.br serão destinadas as inscrições para as áreas administrativas. Já o www.convocacao.educacao.mg.gov.br, para os cargos de magistério.
A validade do processo de cadastro de reserva para o magistério será de um ano, podendo ser prorrogada. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Importante que os interessados verifiquem se existe, no município, a função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se candidatar.
O candidato poderá realizar até seis inscrições distintas e de livre escolha, observando, no ato da convocação, as normas vigentes para o acúmulo de cargos e o quantitativo de inscrições por modalidade de ensino. São até três candidaturas para as modalidades ensino regular, educação especial, educação integral, novo ensino médio, curso normal em nível médio e conservatórios estaduais de música. E outras três para o ensino profissional.
Quadro administrativo
Já para as funções administrativas, a resolução 4.682/2021 estabelece que a reserva de candidatos terá validade máxima de 24 meses. Os interessados podem se candidatar a até três cargos e se inscrever para as funções de analista de educação básica (AEB), assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo ou terapeuta ocupacional, para atendimento nas unidades da rede estadual de ensino de educação especial. Pode ainda se cadastrar para assistente técnico de educação básica (ATB) e auxiliar de serviços de educação básica (ASB). Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, no município, da função para a qual pretenda se inscrever.
Documentos
Para realizar o cadastro, o candidato deverá ter em mãos para conferência e certificação os seguintes documentos: CPF; comprovante de habilitação/escolaridade/formação especializada/exigências constantes do Anexo I da Resolução SEE nº 4.682/2021; Certidão de Contagem de Tempo.
Etapas
O processo de cadastro de reserva terá duas etapas. A primeira delas é a da inscrição, período em que os interessados poderão fazer alterações quantas vezes quiser. Nesses casos a listagem de classificação final levará em consideração a última alteração.
Já na segunda etapa, o candidato deverá conferir na listagem de classificação preliminar, os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade/formação especializada, podendo alterá-los, se necessário, durante o período previsto em cronograma.
Cronograma
De acordo com os cronogramas dos dois processos, o período de inscrição vai até às 17h do dia 18 de janeiro. A divulgação da listagem de classificação preliminar dos candidatos inscritos está prevista para o dia 22 de janeiro.
Já a partir das 10h do dia 23 de janeiro terá início a segunda etapa do processo de inscrição, na qual os candidatos poderão fazer a correção ou alteração dos dados informados na primeira etapa, se necessário. O período vai até as 12h do dia 26 do mesmo mês.
A divulgação da classificação definitiva dos candidatos inscritos está marcada para o dia 1° de fevereiro, a partir das 10h.
Guia de orientações
Para auxiliar os interessados em participar dos processos de convocação e contratação temporária, a SEE/MG elaborou um guia que reúne as principais dúvidas dos candidatos relacionadas à habilitação e escolaridade. Clique AQUI para acessar o documento
Informações do Agência Minas e da (SEE/MG).