Quatro escolas da Zona da Mata foram premiadas no Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Participaram das ações educadores, gestores escolares e professores de Cataguases, Muriaé, Juiz de Fora e São Sebastião da Vargem Alegre.
Os representantes das instituições participaram da conclusão do Curso de Atualização em Educação Ambiental, que tem o objetivo de fomentar a conscientização ambiental junto ao público interno e externo nas áreas de atuação da CBA.
Em 2021, o curso foi realizado de forma remota, em encontros virtuais, devido à pandemia da Covid-19. O tema foi “Educação Ambiental a Distância: Ferramentas Tecnológicas Aplicadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU)”.
De acordo com a CBA, no evento de culminância foram apresentados os resultados dos projetos educativos desenvolvidos pelos educadores durante o ano nas escolas estaduais Astolfo Dutra, de Cataguases; Columba Teixeira e Silva, de Muriaé; Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, de Juiz de Fora; e na Escola Municipal Coronel João Vieira, de São Sebastião da Vargem Alegre.
As três principais iniciativas foram premiadas por uma banca julgadora. Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Google Jamboard”, sobre o uso de diversas telas simultaneamente, proposto pela professora Joselice Silva Timote, da E. E. Astolfo Dutra, de Cataguases.
A escola Astolfo Dutra também conquistou a segunda posição, com o projeto “Formulários Google: Praticidade, economia e eficiência”, da professora Luciana Leitão Justino, voltado para a elaboração de pesquisas e levantamentos por meio de formulários online.
Em terceiro, foi eleito o projeto “Utilização de ferramentas online para o ensino de Ciências e Biologia”, da professora Marina Marques Pardini, da E. E. Nyrce Verde Coelho de Magalhães, de Juiz de Fora.
O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destacou a importância do curso e o envolvimento das comunidades escolares na iniciativa.
“Temos um prazer muito grande em executar essa nobre missão de fomentar a evolução da consciência ambiental através da educação. Um dos nossos principais meios é o PEA, que vem atuando continuadamente ao longo dos últimos 20 anos na região da Zona da Mata, ampliando a consciência de todos e gerando reflexões e transformações que vão muito além da mineração de bauxita”, concluiu.
Capacitação
Com o apoio da equipe Professor@ Idade Mídia e da Focus Gestão Ambiental, o curso disponibilizou videoaulas, tutoriais, planos de aula, arquivos para download, fóruns de discussão, e-books e outros materiais de apoio online, com metodologia atrativa e lúdica.
No total, o curso contemplou 12 municípios na região: Carangola, Cataguases, Fervedouro, Juiz de Fora, Lamim, Miraí, Muriaé, Santana de Cataguases, Santo Antônio de Pádua, São Sebastião da Vargem Alegre e Tombos.
Informações do G1 Zona da Mata