A Escola Estadual Effie Rolfs recebeu da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a cessão de uso de terreno por mais 20 anos. A informação foi divulgada em evento solene que homenageou o reitor da instituição, um deputado mineiro e funcionários da escola, ocorrido na última sexta-feira (29).
A Escola, que leva o nome da esposa do primeiro diretor da UFV, Peter Henry Rolfs, poderá planejar suas atividades no campus Viçosa pelos próximos 20 anos com mais tranquilidade. Pela primeira vez, a cessão do terreno do foi estendida por duas décadas. Antes, a renovação ocorria a cada cinco anos. A segurança do prazo estendido permitiu angariar verbas para reformas e ampliações importantes para os quase 1200 alunos que, desde cedo, convivem dentro do campus.
A Effie Rolfs foi criada em 1965 para atender os operários da UFV e seus filhos, na época em que essa ainda era Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg). Com o tempo, ela permaneceu no campus, atendendo a estudantes que moram no centro de Viçosa e imediações da UFV. Atualmente, 1192 alunos estão matriculados nos ensinos fundamental e médio. A unidades também sedia uma unidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ter uma turma para 40 alunos especiais.
A diretora Andréa Renó Moreira conta que a escola precisava urgentemente de reformas, mas o Governo Estadual não podia destinar verbas para infraestrutura, uma vez que a cessão da sede poderia ser interrompida a qualquer momento. Com isso, por intermédio desta concessão, a escola se torna apta a receber verbas parlamentares para melhorias da infraestrutura da escola e outras demais.
No evento foi destacado pelos participantes, a importância do esporte para a formação dos alunos e de ter uma escola dentro do campus, entusiasmando os alunos para a entrada no ensino superior.