
Na tarde deste domingo (6), duas crianças ficaram feridas após serem atingidas por balas de borracha durante uma ação da Polícia Militar em um evento clandestino, no bairro São Geraldo, Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo deputado estadual Bim da Ambulância e por um influenciador digital, conforme informações do g1.
O Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) foi acionado para atender a uma denúncia de um grupo armado em uma laje. No local, os policiais se confrontaram com uma grande aglomeração, que reagiu à presença da Polícia, o que gerou um tumulto. De acordo com os militares, o público hostilizou a guarnição, jogando objetos e cercando as viaturas, levando os policiais a solicitarem reforços.
A Polícia relatou que, diante da situação, foi necessário utilizar granadas de efeito moral e disparos de balas de borracha para dispersar a multidão. Durante a confusão, duas crianças foram atingidas e encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, de onde foram liberadas após atendimento. Além delas, duas adolescentes receberam cuidados médicos por escoriações.
Legalidade e Investigações
Conforme estabelece a legislação local, eventos precisam ser comunicados previamente às autoridades competentes para legalização, algo que não ocorreu no caso. O g1 tentou contato com Bim da Ambulância, a Assembleia Legislativa, a Polícia Militar e o influenciador para esclarecimentos, mas ainda não obteve respostas.