A Defesa Civil de Muriaé emitiu alerta à população ribeirinha por conta do risco de enchentes no município. De acordo com o órgão, as chuvas que caem sobre a região deste o início da madrugada desta segunda-feira (1º) contribuíram para a elevação dos níveis dos cursos d’água que cortam a cidade.
O alerta foi emitido por meios das redes sociais para informar sobre a situação do nível dos rios que cortam o município. As equipes monitoram os registros das estações hidrológicas e também fazem inspeções ‘in loco’. O alerta foi emitido por volta das 18h e atualizado às 21h.
Ver essa foto no Instagram
No caso do rio Muriaé, houve uma estabilização de seu nível próximo à cabeceira. No entanto, devido ao acumulado das últimas 24 horas, somando ao nível que o curso d’água se encontra no momento e à possibilidade da continuidade das chuvas, o alerta para a possiblidade de cheia foi mantido, porém com probabilidade reduzida de ocorrer transbordamento. Mesmo assim, moradores de residências próximas à calha do rio devem ficar atentos ao volume de chuvas ao longo das próximas horas.
Já o rio Preto teve uma ligeira elevação de seu nível na cabeceira, no entanto, as possibilidades de extrapolamento de sua calha no bairro São José são remotas, de acordo com as informações da Defesa Civil.
O órgão ressaltou que os alertas emitidos têm função importante de informar a população sobre o cenário de momento, como também, informar a possibilidade de ocorrência após observados vários fatores momentâneos.
A Defesa Civil informou ainda que encontra-se em estado de atenção, mantendo o monitoramento do nível dos rios por meios das estações.
Em caso de dúvidas ou de ocorrências de urgência, o número para contato do celular de plantão é o (32) 99926-9846.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as o acumulado de chuva das últimas 24 horas supera 60 mm em algumas regiões de Muriaé. No bairro Zé Cirilo, o acumulado passa de 62 mm. No Centro, na Barra, no São Francisco, Encoberta, Safira e Vermelho, o acumulado varia de 43 a 52 mm.
Previsão
De acordo com os modelos meteorológicos ECMWF (europeu) e GFS (Estados Unidos), o acumulado de chuvas em Muriaé deve variar entre 36 e 54 mm nesta terça-feira (2). Para os próximos três dias, a quantidade prevista varia de 42 a 75 mm, e dentro de dez dias, o acumulado pode chegar a 100 mm.
Já os institutos de meteorologia brasileiros apontam para quantidades menores de chuvas nas próximas horas, abaixo dos 10 mm.