No dia 15 de julho, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, esteve presente em uma reunião com seis grupos de trabalho do Conselho de Defesa Social, reativado pelo Governo de Minas após dez anos. O encontro teve o objetivo de discutir ações para combater o crime organizado no estado.
Sob a presidência do vice-governador, a reunião contou com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Outros integrantes de diferentes setores também participaram. De acordo com informações do Governo de Minas, os grupos foram divididos em Crimes Financeiros Virtuais, Tráfico de Drogas, Ouro, Combustíveis, Tabaco e Bebidas.
Estratégias de Combate ao Crime
A atuação dos grupos de trabalho foi detalhada pelo vice-governador. “Criamos, a partir de hoje, seis grupos de trabalho envolvendo todas as nossas polícias, de maneira que a gente possa combater cada uma das grandes fontes de receita do crime organizado em Minas Gerais”, afirmou Simões. Ele ressaltou que todas as frentes de ação visam desfinanciar o crime organizado no estado.
O Serviço de Inteligência de Minas Gerais, desde outubro de 2024, identificou mais de 600 membros de facções criminosas foragidos. O Conselho de Defesa Social, reativado pelo governo estadual em 2025, foca também na segurança em eventos esportivos e já implementou protocolos para melhorar a segurança em estádios.
O cenário de segurança pública tem apresentado melhoras com um aumento de 60% nos investimentos desde 2019. Minas Gerais é hoje a vice-líder no Brasil em termos de sensação de segurança, com 87% da população se sentindo segura, conforme pesquisa de 2023.