A prefeita Margarida Salomão assinou na tarde desta segunda-feira (22), o contrato com a empresa responsável pela elaboração, organização e realização do concurso público para provimento de cargos do Quadro do Magistério Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A Consulplan Consultoria e Planejamento em Administração Pública Eireli, de Muriaé, foi a vencedora da concorrência nº 013/2018.
“É um contrato que resulta de um processo seletivo. Nessa situação de recrutamento para o serviço público em uma área tão importante como a educação, primeiramente selecionamos a instituição responsável pela elaboração do concurso. Foi um processo muito cuidadoso em que as dúvidas surgiram foram sendo dirimidas e, agora, com segurança, nós firmamos esse contrato com a expectativa de que, nos próximos dias, haja os desenvolvimentos necessários para que no início de dezembro dê a público o edital do concurso”, explicou a prefeita.
A chefe do Executivo reforçou, também o compromisso com a reposição do quadro efetivo do Magistério. “É um concurso muito necessário. Nós precisamos repor o quadro efetivo da educação, que vem sendo atendida de uma forma menos satisfatória. Em acordo com o que nós havíamos nos comprometido em campanha, estamos abrindo esse concurso ao fazer essa contratação da empresa que há de elaborar e aplicar as provas. Não é apenas um compromisso de campanha, mas é uma convicção profunda de que não há outra forma pela seleção para reposição da força de trabalho”.
O secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, reforçou a grande expectativa pelo certame. “É um momento muito esperado, demandado há muitos anos e, finalmente, vamos iniciar um concurso de grande monta, que vai recrutar professores do ensino fundamental e especialistas, coordenadores pedagógicos e secretários escolares. Refizemos toda bibliografia para dar mais atualidade possível aos temas que vão ser objeto do concurso”, destacou o titular da Secretaria de Recursos Humanos, que sinalizou também a publicação da portaria com membros que serão responsáveis por acompanhar todo o processo.
Nádia Ribas, secretária de educação, diz que “é de grande importância o concurso público, com professores efetivos, com garantia de mais qualidade e aprendizagem para nossos alunos. Há muito tempo nós sonhávamos e desejávamos esse certame e essa gestão está entregando para a cidade esse concurso, que garante o direito à aprendizagem dos alunos e a qualidade na educação”.
A expectativa é que a publicação ocorra ainda em 2021 com as provas sendo realizadas em 2022. A gestora de contratos da Consulplan, Leiziany Rubim, agradeceu a oportunidade e destacou a expectativa de “realizar um serviço de qualidade e concluir o certame o quanto antes”. Participaram, ainda, do ato de assinatura do contrato a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais da SE, Graciele Fernandes, e o diretor técnico da Consulplan, Pedro Fraga.
Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora