O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), atingiu 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. Essa avaliação foi conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na unidade de saúde, considerando hospitais que possuem Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
De acordo com a Anvisa, para integrar a avaliação, o hospital seguiu rigorosamente a implementação e treinamento de protocolos de boa prática. Esses protocolos são revisados regularmente pelo órgão regulador conforme as diretrizes de segurança do paciente.
O CHB, composto pelo Hospital Regional e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, tem se destacado pela busca contínua por melhorias na qualidade do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenadora do Núcleo de Risco e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, Tânia Michele da Costa, destacou a importância do engajamento de toda a equipe. “Essa vitória é fruto do esforço conjunto…”,
enfatizou ela.
Em Minas Gerais, somente 15 hospitais alcançaram essa excelência, com o Complexo Hospitalar de Barbacena e o Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas, representando a Rede Fhemig nesse grupo seleto. Essa conquista reflete o compromisso do complexo com a qualidade e segurança nos serviços prestados e destaca suas boas práticas no atendimento aos pacientes internados.
Claudinei Emídio Campos, diretor geral do CHB, reafirmou o compromisso com o bem-estar da população, evidenciando a importância dessas boas práticas para pacientes hospitalizados.