Um deslizamento de terra levou à interdição parcial de duas residências no bairro Santa Edwiges, em Ubá, na noite desta segunda-feira (01). Ninguém ficou ferido. O acumulado de chuvas na cidade nas últimas 48 horas supera 70mm em algumas regiões do município.
De acordo com a prefeitura, o chamado aconteceu por volta de 19h, na rua José Emídio Teixeira, no bairro Santa Edwiges 2. Defesa Civil e Bombeiros foram acionados e orientaram os moradores a deixarem o local devido ao risco de novos deslizamentos, porém eles se recusaram.
Na manhã desta terça (02), o coordenador da Defesa Civil, Gilger Menezes, retornou ao local acompanhado de engenheiros. Orientações foram repassadas e um cronograma de ações para mitigar os danos do desastres será elaborado. Ações de restabelecimento imediato também já estão sendo providenciadas como a cobertura de lona no local.
A Coodenadoria Municipal de Defesa Civil orienta aos moradores de áreas próximas à encostas a redobrarem a atenção devido ao risco de novas movimentações de terra.
Moradores de Ubá podem receber alertas de risco de desastres naturais e de fenômenos meteorológicos por SMS enviado pela Defesa Civil. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da região de interesse para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é gratuito.
*Acumulado de chuva em Ubá
Ubá Pequeno – 77 mm
São Domingos – 75 mm
Jardim Primavera – 70 mm
Av. Amadeu Schiavon – 63 mm
Aeroporto – 58 mm
*Informações do Cemaden