O Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae) de Viçosa informou as chuvas fortes que caíram no município nos últimos dias afetou o tratamento e distribuição de água na cidade nos últimos dias.
De acordo com o serviço, houve um significativo aumento da turbidez (materiais em suspensão) da água captada na ETA II (Violeira), chegando a valores acima de 600 uT. Este parâmetro deve atender ao valor máximo permitido de 5,0 uT em toda a extensão do sistema de distribuição ou pontos de consumo.
Por causa desta situação, na terça-feira (2), a distribuição pela ETA Violeira ficou interrompida até que a água tratada estivesse de acordo com os padrões de potabilidade (Portaria de Consolidação GM/MS 5 de 28 de setembro de 2017, alterada pela Portaria GM/MS 888 de 04 de maio de 2021 e pela Portaria GM/MS 2.472 de 28 de setembro de 2021).
Durante todo o dia os técnicos do Saae trabalharam, incansavelmente, para regularizar o tratamento o mais rápido possível, sendo realizadas análises periódicas a fim de garantir a qualidade da água a ser distribuída à população.
O Saae informou que a distribuição de água foi restabelecida no final da noite terça-feira. No entanto, devido ao alto consumo para reposição dos reservatórios domiciliares, o abastecimento está sendo normalizado gradativamente.
O acumulado de chuvas em Viçosa nos últimos dias passa de 100 mm em algumas regiões da cidade. É o caso do bairro de Fátima, onde o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou mais de 90 mm na última segunda-feira (1º).