“A Violência dá Sinais” é o tema da campanha educativa realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A iniciativa faz parte do Maio Laranja, um movimento nacional focado em combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, durante todo o mês de maio.
De acordo com a Agência Minas, a campanha tem como objetivos principais aumentar a visibilidade do problema e incentivar denúncias de casos de abuso. A campanha reúne informações sobre os sinais de violência, tipos de crimes sexuais, como pornografia infantil e estupro de vulnerável, além de conscientizar sobre as formas de atuação dos abusadores.
A chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, ressalta a responsabilidade coletiva no combate a essa violência. “A Polícia Civil busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos de nossas crianças e nossos adolescentes e garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento”, afirmou. A delegada ainda destacou os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, o telefone 181 para denúncias anônimas e o 197.
Projeto Semáforo do Toque
Em maio, para complementar a campanha, a PCMG intensificará a atuação preventiva com o Projeto Semáforo do Toque. Este projeto é realizado em escolas, creches e instituições, ensinando de forma lúdica como as crianças podem cuidar de seus corpos, identificar violações e pedir ajuda. A delegada Danúbia Quadros, chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), explica: “A ação ensina sobre limites, usando as cores do semáforo e as partes do corpo da criança como uma forma de demonstrar onde pode ou não ser tocada.”
Confira a cartilha e o material informativo da campanha neste link.