O Governo de Minas divulgou o calendário de licenciamento de veículos para 2025. As datas foram publicadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, no Diário Oficial do Estado. A regularização deve ser feita conforme o final da placa: até 31/8 para placas de finais 1, 2 e 3; até 30/9 para 4, 5 e 6; e até 31/10 para 7, 8, 9 e 0.
De acordo com a CET-MG, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é obrigatório para que um veículo circule legalmente. Devendo ser portado impresso ou digital, em conjunto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), sua falta pode acarretar infração gravíssima, multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Como acessar o CRLV
O CRLV pode ser acessado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo MG App, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no site da CET-MG. No site, o documento pode ser emitido após preenchimento de formulário eletrônico na aba “veículos”. O aplicativo CDT e o MG App estão disponíveis para Android e iOS, requerendo cadastro via conta gov.br.
Para obter o CRLV 2025, é essencial que o proprietário tenha quitado o IPVA, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e multas vencidas, além de não haver restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Como resolver pendências
A CET-MG orienta verificar pendências no site da coordenadoria, onde é possível consultar a situação do veículo e emitir guias para pagamento. Durante abordagens de trânsito, a regularização poderá ser feita para evitar remoção, segundo a Lei Estadual 25.070/2024. Débitos de outros estados ou inscrições em dívida ativa podem requerer diferentes procedimentos de regularização.
A fim de facilitar a regularização, a CET-MG suspendeu por 60 dias alguns requisitos da Portaria 123/2025, permitindo que, durante abordagens, sejam aceitos comprovantes diferentes da regularização, mesmo que não constem nos sistemas imediatamente. A medida visa adaptar o sistema para exibir compensações bancárias de forma instantânea.