blitz-lei-seca-belo-horizontewebp

Blitz da Lei Seca intensifica fiscalização no trânsito antes do Carnaval

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), organizou, na última terça-feira (25/2), uma operação integrada da Lei Seca em Belo Horizonte. A ação ocorreu em parceria com órgãos de segurança estaduais e federais, visando reforçar a segurança no trânsito especialmente no período de Carnaval.

Fiscalização Intensificada

A operação foi realizada em pontos estratégicos da cidade, como a BR-356, no bairro Sion, e na Rua Alberto Cintra, no bairro União. Os objetivos foram coibir a combinação de álcool e direção, reduzir o número de acidentes e conscientizar os foliões sobre os riscos de dirigir de forma imprudente. Durante as abordagens, foram aplicados testes do etilômetro e verificada a regularidade dos veículos e condutores.

“A blitz Lei Seca integrada reuniu as forças de segurança de Minas Gerais e federais com o objetivo comum de evitar o consumo de álcool por motoristas e garantir a observância das normas de trânsito. Essa ação, em especial às vésperas do Carnaval, reforça a necessidade de conscientização da população”, destacou Bruno Raslan, diretor de Integração e Operações de Trânsito da CET-MG.

Resultados da Operação

  • Veículos fiscalizados: 150;
  • Testes do etilômetro realizados: 121;
  • Condutores que recusaram o teste: 4 (com multa de R$ 2.934,70, podendo dobrar em caso de reincidência);
  • Motoristas sem habilitação: 2 (infração gravíssima, com multa de R$ 880,41 e retenção do veículo);
  • Autos de Infração de Trânsito (AIT) lavrados: 19;
  • Veículos removidos por infrações: 13.

Parcerias Envolvidas

A operação contou com a participação de diversos órgãos de segurança e trânsito, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), além da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

A ação reforça o compromisso das autoridades em promover um trânsito mais seguro, especialmente em épocas de grande movimento como o Carnaval, quando a combinação de álcool e direção representa um risco ainda maior para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *