lancamento-apphans-combate-hanseniase

AppHANS aprimora combate à hanseníase

Na última quinta-feira (27), o Ministério da Saúde lançou o AppHANS, um novo aplicativo desenvolvido para melhorar o combate à hanseníase no Brasil. A ferramenta utiliza tecnologia Progressive Web App (PWA), garantindo acesso multiplataforma e trazendo módulos práticos para diagnóstico precoce, monitoramento e prevenção da doença.

O AppHANS foi apresentado durante um webinário realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs (Dathi), destacou a agilidade que o aplicativo proporciona ao registro e análise de dados, contribuindo para decisões clínicas mais assertivas. O diretor afirmou: “O AppHANS é uma inovação essencial no enfrentamento da hanseníase e na forma como organizamos e acessamos informações em escala nacional.”

Como o AppHANS funciona?

O aplicativo é uma solução completa para profissionais de saúde. Entre as funcionalidades, destacam-se:

  • Ferramentas para investigação de casos suspeitos;
  • Módulos de acompanhamento clínico e domiciliar;
  • Classificação Operacional de casos confirmados;
  • Avaliação Neurológica Simplificada;
  • Orientação sobre Reações Hansênicas.

Baseado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase, o AppHANS utiliza as melhores práticas e evidências científicas para fornecer suporte eficiente aos profissionais de saúde.

Boletim Epidemiológico sobre hanseníase

Além do lançamento do aplicativo, foi apresentado o mais recente Boletim Epidemiológico, contendo uma análise detalhada sobre a incidência da hanseníase no país. Draurio reforçou a importância do boletim para orientar estratégias e monitorar os resultados das ações de saúde pública.

A inovação do AppHANS, juntamente com as informações divulgadas nos boletins epidemiológicos, reflete a busca do Brasil pela eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, conforme metas estabelecidas no programa Brasil Saudável.

Acesse o AppHANS nos principais navegadores e dispositivos e participe dessa iniciativa de saúde pública. Para mais informações, visite o site do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *