Minas Gerais está em estado de alerta para tempestades com granizo, previstas para as próximas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem chegar a 50 mm diariamente, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h. O alerta abrange 244 municípios do estado e foi emitido na manhã desta sexta-feira, 25 de julho.
As áreas potencialmente afetadas estão localizadas nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Sul/Sudoeste, Oeste e Norte de Minas. O alerta é válido entre 14h e 21h do mesmo dia. As tempestades podem causar instabilidades na rede elétrica, danos às plantações, quedas de árvores e alagamentos, de acordo com o Inmet.
Recomendações de segurança
O Instituto recomenda que, durante as rajadas de vento, se evitem abrigos sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Confira a lista de algumas cidades de Minas Gerais em alerta: Aiuruoca, Alagoa, Albertina, Além Paraíba, Alfenas, Alfredo Vasconcelos, Alterosa, Alto Rio Doce, Andradas, Andrelândia, Antônio Carlos, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Arantina, Arceburgo, Areado, Argirita, Astolfo Dutra, Baependi, Bandeira do Sul, Barão de Monte Alto, Barbacena, Barroso, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Boa Esperança, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Bom Repouso, Bom Sucesso, Borda da Mata, Botelhos, Brás Pires, Brazópolis, Bueno Brandão, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Caldas, Camanducaia.
O município de Poços de Caldas e a cidade de Varginha, entre outras, também estão na lista.
Para mais informações e recomendações durante tempestades, consulte o Inmet.