Minas Gerais celebra sua diversidade cultural ao longo de agosto com o projeto “Agosto das Artes”, promovido pelo Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Parte do Ano Mineiro das Artes (AMA 2025), a iniciativa oferece mais de 200 eventos em 120 municípios, todos gratuitos ou a preços acessíveis.
De acordo com o Governo de Minas, oficinas, exposições, apresentações artísticas e encontros são realizados em vários locais, como praças e museus, unindo tradição e modernidade, cultura popular e arte urbana.
Diversidade Cultural e Artística em Destaque
O evento integra festivais tradicionais e populares ao calendário oficial, reforçando a identidade e os saberes locais. Em Belo Horizonte, a ópera “Cavalleria Rusticana“, produzida pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), será encenada no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, entre 6 e 10/8, com ingressos a preços populares.
A 12ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, em 12/8, Dia Nacional das Artes, promoverá atividades especiais em diversas instituições culturais do estado.
Além disso, festivais de cinema e gastronomia serão realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades como Rio Manso e Machado. Em Rio Manso, ocorre a Festa de Nossa Senhora do Rosário; em Machado, a 109ª Festa de São Benedito. Carvalhópolis organiza seu 1º Festival de Viola nos dias 2 e 3/8, e Muzambinho, o Festival Literário de 11 a 16/8.
Agentes culturais interessados em participar podem se cadastrar através do site durante todo o mês de agosto.