Estão abertas até o dia 19 de agosto as inscrições para a seleção de monitores da primeira edição do Programa INCLUA, destinado a apoiar academicamente estudantes com deficiências, transtornos, doenças crônicas ou outras condições debilitantes na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
De acordo com a UEMG, o edital n° 03/2025 do Programa INCLUA informa que podem participar estudantes de graduação, na modalidade presencial ou EaD, e de pós-graduação. O processo de seleção incluirá uma entrevista para avaliar a capacidade de organização e expressão clara de ideias, experiência comprovada em educação especial e capacidades de dicção e entonação dos candidatos durante a leitura de um texto.
Os monitores selecionados deverão dedicar 20 horas semanais às atividades da função, preferencialmente em um turno diferente daquele em que estão matriculados, por um período mínimo de seis meses. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 770,00, que poderá ser cumulativa com outra bolsa acadêmica de pesquisa, monitoria, ensino ou extensão.
As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário online disponível até o dia 19/08/2025, e o resultado final do processo está previsto para ser publicado no dia 05/09/2025. O formulário de inscrição, assim como o cronograma e demais detalhes, estão disponíveis no edital.
Sobre o Programa INCLUA
Com o intuito de incentivar a permanência e o desenvolvimento acadêmico de estudantes com dificuldades, a UEMG criou, pela Resolução CONUN/UEMG n° 671/2025, o Programa INCLUA. O programa foi elaborado para oferecer um apoio acadêmico individualizado às Pessoas Público-alvo da Educação Especial e Inclusiva (PAEEI) através de monitores da graduação ou pós-graduação.
Cada estudante apoiado passará por uma Avaliação Diagnóstica Educacional, a qual servirá como base para a criação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e do Plano de Atendimento Especializado (PAE). Estes documentos são essenciais para mapear estratégias de participação acadêmica dos estudantes e de mediação por parte dos monitores, respectivamente.
A UEMG já desenvolve vários Programas de Graduação e Pós-Graduação para apoiar estudantes, visando o aprimoramento educacional, a valorização do ensino e a ampliação das oportunidades de desenvolvimento. A implementação do Programa INCLUA representa mais um avanço nas ações de inclusão e permanência promovidas pela universidade.