O torneio WTT Star Contender de tênis de mesa começa nesta quarta-feira (30/7) em Foz do Iguaçu (PR), com a participação expressiva de atletas que fazem parte do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Dos 30 mesatenistas brasileiros que competem no evento, 29 já integraram ou integram o programa, que já investiu mais de R$ 3,7 milhões em suas carreiras.
De acordo com o Ministério do Esporte, atualmente, 22 desses atletas estão no programa que busca garantir longevidade e segurança para seus participantes. “O Bolsa Atleta sempre foi essencial na minha carreira”, afirma Vitor Ishiy, titular da seleção nacional, destacando o apoio recebido para treinar na Europa, participar de torneios e investir em sua preparação física e mental.
Além de Ishiy, 11 atletas competindo em Foz do Iguaçu já tiveram seus nomes em pelo menos cinco editais do programa. O ministro do Esporte, André Fufuca, reforça a importância do Bolsa Atleta: “É uma política consolidada e essencial”.
Informações sobre o torneio e destaques
O WTT Star Contender em Foz do Iguaçu distribuirá US$ 300 mil em prêmios e somará 600 pontos para os campeões das chaves individuais e de duplas. As categorias de competição incluem individual masculino e feminino, além de duplas masculinas, femininas e mistas. O Brasil tem representantes em todas as categorias: 13 no feminino e 17 no masculino. Confira aqui as chaves e confrontos previstos.
Hugo Calderano, número três do mundo, é um dos principais nomes do torneio, com conquistas recentes em Buenos Aires. Também compõem a equipe brasileira atletas como Guilherme Teodoro, Leonardo Iizuka e a veterana Bruna Takahashi, que ocupa a posição de 19ª no ranking mundial feminino.
Os destaques internacionais incluem a japonesa Miwa Harimoto, número seis do ranking, e outros competidores de alto nível das Américas e Europa. A competição também conta com a “prata da casa” Maria Leticia Mendes, que divide seu tempo entre a competição e suas atividades como técnica.