unnamed-file-189

Aumento de 45,5% nas mortes por ações policiais em Minas

Minas Gerais registrou um aumento de 45,5% no número de mortes decorrentes de intervenções policiais em 2024, segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 24 de julho. Ao todo, 200 pessoas foram mortas por agentes públicos no estado, enquanto em 2023, o total foi de 137 vítimas. Este aumento contraria a tendência nacional, que apresentou uma redução de 3,1% no índice.

Leia mais: Na contramão do país, mortes violentas intencionais crescem em Minas

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o aumento em um único ano é considerado preocupante, especialmente porque Minas Gerais era anteriormente reconhecida como um estado com baixos índices de mortes causadas por policiais. O relatório sugere que esses dados possam indicar um “uso ilegítimo da força” pelos agentes de segurança.

Possíveis Causas do Aumento

O relatório menciona a “normalização de operações policiais” que frequentemente resultam na morte de civis e a exaltação da letalidade como eficiência. Essas situações podem estar relacionadas a um “processo de milicianização” das forças de segurança, além do avanço da corrupção entre os agentes, conforme apontado pelo relatório.

Esses dados levantam preocupações sobre as práticas empregadas nas operações policiais em Minas Gerais e a necessidade de uma análise mais profunda das políticas de segurança pública adotadas no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *