unnamed-file-153

Critérios de inscrição no Fies para participantes do Enem desde 2010

O período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025 está aberto até esta sexta-feira, 18 de julho. Nesta edição, são oferecidas 74,5 mil vagas distribuídas em 18.419 cursos e turnos de 1.215 instituições particulares de ensino superior. O processo é conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

De acordo com o Ministério da Educação, o Fies é acessível a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, exceto na condição de “treineiro”. É necessário ter alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação, além de possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Os candidatos podem escolher até três opções de curso, listando-as por ordem de preferência. Caso pré-selecionado, o estudante poderá obter financiamento de até 100% dos encargos educacionais, conforme limites estabelecidos pelo Comitê Gestor do Fies. O edital especifica que candidatos com financiamentos anteriores não quitados ou em utilização não podem participar.

Fies Social – Metade das vagas do Fies é reservada para o Fies Social, destinado a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Estes candidatos também podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Inscrições – As inscrições, exclusivas pelo Portal Acesso Único, são gratuitas. É preciso fazer login com o Gov.br, usando CPF e senha. Quem não possui login pode criar uma conta no Gov.br.

Resultado – A divulgação da chamada regular será em 29 de julho, com complementação da inscrição até 1º de agosto. As convocações pela lista de espera ocorrerão de 5 de agosto a 19 de setembro. Para os pré-selecionados na lista de espera, a complementação deve ser feita dentro de três dias úteis após a convocação.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *