O frio intenso marcou o início da semana em Minas Gerais, com Monte Verde registrando a terceira temperatura mais baixa do país, 4,2ºC. Segundo o jornal O TEMPO, somente Campos do Jordão (3ºC) e Nova Friburgo e Salinas (3,4ºC), ambas no Rio de Janeiro, superaram esse índice.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, a tendência é que o frio diminua nos próximos dias. “Os modelos indicam que uma massa de ar seco vai atuar nos próximos dias. A massa de ar polar que atuou entre o Sul do Brasil e o Sudeste começa a enfraquecer.” Ou seja, espera-se que o sol predomine e as temperaturas subam durante o dia, ainda que as madrugadas continuem frias.
Tendências de Temperatura
Em Belo Horizonte, as temperaturas na terça-feira (15) devem oscilar entre 12ºC e 24ºC. Até o fim de semana, as mínimas deverão ficar em torno de 15ºC com máximas de 29ºC. Este aumento de temperatura deve provocar redução na umidade relativa do ar, que pode atingir 30% nas regiões do Triângulo Mineiro e Metropolitana, informou Reis.
No entanto, o meteorologista alertou que o frio voltará ao estado após 22 de julho, ainda que de forma menos intensa do que o recentemente observado. “Será mais fraco, nada parecido com o intenso que temos visto recentemente”, complementou.