O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), realizou na última segunda-feira, 14 de julho, o evento “Dia D – Desenvolvimento: sua cidade, novas oportunidades” em Belo Horizonte. O encontro reuniu mais de 100 prefeitos no auditório JK da Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema, o vice-governador Mateus Simões e a secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa.
De acordo com o Governo de Minas, o evento tem como objetivo aproximar as oportunidades de desenvolvimento dos municípios mineiros do governo estadual. Durante o encontro, prefeitos e gestores se informaram sobre ações de melhoria do ambiente de negócios, atração de investimentos e incentivos ao desenvolvimento tecnológico e inovador nos municípios.
Iniciativas e Programas Apresentados
Nos painéis do evento, foram apresentadas as ações da Sede-MG e de entidades como a Invest Minas, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Essas iniciativas buscam preparar os municípios para se tornarem ambientes propícios ao crescimento econômico, inovação e criação de empregos.
Os participantes também acompanharam o reconhecimento das cidades mais avançadas no programa Minas Livre Para Crescer, que visa desburocratizar os processos no estado. Mais de 560 municípios já adotaram as políticas de liberdade econômica, resultando em um número crescente de aberturas de empresas e geração de empregos.
Resultados Positivos no Desenvolvimento Econômico
No primeiro semestre do ano, foram formalizados 58.399 novos empreendimentos, um aumento de mais de 21% em relação ao ano anterior, segundo dados da Jucemg. As regiões de Minas apresentaram saldo positivo, com destaque para o Vale do Jequitinhonha/Mucuri, que teve um crescimento de 33,68%.
Desde 2019, o estado atraiu mais de R$ 495 bilhões em investimentos privados, distribuídos por mais de 300 cidades. Esses números contribuiram para a criação de mais de 990 mil empregos ao longo dos últimos anos, fortalecendo ainda mais a economia de Minas Gerais.