Flávia Ventura, formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, está entre os quatro selecionados ao Prêmio PIPA 2025, de acordo com informações do Instituto PIPA. Este prêmio é considerado um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira, reconhecendo e destacando talentos em ascensão. Nesta 16ª edição, 73 artistas concorreram ao prêmio, que valoriza novas expressões artísticas.
Flávia Ventura e suas obras
Ventura, premiada pela nona vez, explora relações entre sexualidade, gênero, poder e violência em uma linguagem abstrata e performática. Suas obras são caracterizadas por cores que remetem aos diferentes tons de pele, criando narrativas ambíguas. Camillo Osório, curador do Instituto PIPA, observa que a artista “explora a materialidade pictórica com vigor, revelando fragmentos corporais nas camadas de tinta”. Seu ex-orientador, Sebastião Miguel, descreve suas criações como “vivas e pulsantes”.
“A pequena morte”, de Flávia Ventura, 2022
Detalhes do Prêmio PIPA 2025
Desde 2010, o Conselho do Prêmio PIPA destaca artistas notórios. Cada ganhador em 2025 receberá R$ 25 mil e a chance de expor suas obras no Paço Imperial, de 6 de setembro a 16 de novembro. Outros ex-alunos da Escola Guignard também foram premiados nos anos anteriores, como Josi em 2022 e Luana Vitra em 2023, reafirmando a qualidade do ensino na instituição.