unnamed-file-18

Primeiro produtor Super Ouro do Brasil é premiado na ExpoQueijo

O produtor Jaime Porfírio de Barros, da Queijaria Pedra do Segredo, foi homenageado em Alagoa (MG) por conquistar o Prêmio Super Ouro na ExpoQueijo Brasil 2025. A cerimônia de entrega do troféu contou com participação da comunidade local, fogos de artifício e celebração dos moradores.

Crédito: Tiago Almeida

Jaime destacou o impacto coletivo do prêmio: “Acho que vai agregar para todo mundo. Eu não consigo abastecer o mercado sozinho. Vão comprar de um vizinho, vão comprar de um amigo…”. Segundo ele, o reconhecimento não é apenas pessoal, mas também da cidade de Alagoa, que se destaca na produção artesanal de queijo.

De acordo com a Agência Minas, o queijo Pedra do Segredo, elaborado com leite cru e maturado por mais de 180 dias, superou mil amostras de 16 países. Jaime destacou os componentes naturais de seu produto como diferencial: “Um queijo totalmente artesanal. No meu queijo só vai leite, coalho, fermento e sal”.

Desde a conquista, Jaime relata mudanças significativas na rotina devido ao aumento da demanda. “São muitos clientes querendo queijo, mas não tenho mais nada”, afirmou. Ele vislumbra um futuro otimista para seus filhos, que demonstram interesse pelo trabalho na roça.

Valor do queijo artesanal mineiro é destacado

Maricell Hussein, organizadora da ExpoQueijo Brasil, ressaltou o significado da premiação: “Esse prêmio representa não só o talento do Jaime, mas a força de uma cidade inteira. Alagoa mostrou ao mundo o valor da dedicação, da técnica e da cultura do queijo artesanal mineiro”.

A cerimônia de premiação reuniu moradores, produtores, autoridades e familiares, celebrando a primeira vitória do Brasil no prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *