Nesta terça-feira, 1º de julho, as condições climáticas em Minas Gerais estão propensas ao aumento da nebulosidade, especialmente na região Sul e em toda a faixa leste do estado. Este fenômeno é decorrente do avanço de uma frente fria sobre o litoral do Sudeste brasileiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação Social, uma massa de ar frio, que vem na retaguarda da frente fria, contribuirá para a diminuição da temperatura máxima nas regiões Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que, devido a estas condições meteorológicas, o clima deve apresentar variações significativas, tornando importante que os moradores dessas áreas estejam preparados para o declínio nas temperaturas. Os efeitos da frente fria podem impactar também nas atividades cotidianas e na saúde da população local.
Impactos da Frente Fria
A frente fria que atualmente se desloca pelo litoral do Sudeste influencia diretamente na configuração climática de Minas Gerais. Ela tende a causar um aumento na formação de nuvens em diversas regiões do estado, além de contribuir para um maior resfriamento, especialmente nas áreas mencionadas. Com a expectativa de temperaturas mais baixas, é recomendado tomar precauções adequadas, especialmente com crianças e idosos, que são mais sensíveis às variações climáticas.
Para uma previsão detalhada do clima, o Inmet disponibiliza informações específicas que podem ser acessadas aqui. É fundamental que a população se mantenha informada sobre as mudanças no tempo para ajustar suas rotinas conforme necessário.