Nesta segunda-feira (30/6), foi inaugurada a Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Estrela Dalva em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essa é a quarta unidade desse tipo no município e começou a oferecer os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos (PMC). As três outras unidades existentes em Contagem são de base territorial, enquanto outra possui base municipal, abrigando a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) e o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp).
De acordo com o Governo do Estado, a equipe da UPC Estrela Dalva iniciou suas atividades em outubro de 2024, utilizando imóveis de outras unidades enquanto aguardava sua sede própria, que acaba de ser inaugurada. A estrutura, com 100m², conta com duas salas de equipe, uma sala de gestão, recepção e uma sala de atendimento. O aluguel do espaço será pago pela Prefeitura de Contagem.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, comentou que a inauguração da UPC Estrela Dalva é um reforço à política pública do governo voltada para a prevenção da criminalidade, considerando-a uma oportunidade de criar vínculos e garantir dignidade. “Essa nova unidade é fruto de uma articulação concreta entre estado, município e sociedade civil, e representa um passo importante na construção de uma segurança cidadã e efetiva em Contagem e em todo o estado de Minas Gerais”, afirmou.
Contribuição Social
O acordo financeiro que viabilizou a criação da nova unidade foi firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais e o Governo do Estado, com o objetivo de ampliar os programas de prevenção à criminalidade. Antes de contar com uma sede fixa, a equipe já realizava contato direto com moradores e representantes locais, além de elaborar diagnósticos. A subsecretária de Prevenção Social à Criminalidade, Christiana Dornas Rodrigues, destacou os resultados positivos na redução de homicídios e enfatizou a importância das atividades culturais e esportivas oferecidas.
Viviane França, secretária municipal de Defesa Social de Contagem, reforçou a efetividade dos programas Fica Vivo! e PMC na construção de um ambiente de paz e segurança. Segundo ela, os 621 mil moradores do município têm sido beneficiados pelas ações. “A gente acredita na construção de um ambiente de paz, de cidadania e de segurança com a prevenção, chamando a juventude e as crianças para serem parceiros no desenvolvimento da cidade que a gente sonha”, declarou.
Além disso, a fachada da UPC Estrela Dalva foi grafitada pelo artista Benet, que oferece oficinas de grafite. A intervenção artística também contou com grafiteiros como Terrinha e Jefy, todos integrantes da ONG Terra Santa.