Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 nas primeiras semanas do prazo receberão suas restituições nesta sexta-feira (30). A Receita Federal está liberando o maior lote de restituição da história, considerando o número de beneficiários e o valor total a ser pago. De acordo com a Agência Brasil, este primeiro lote inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 6.257.108 contribuintes serão contemplados com um total de R$ 11 bilhões, valor que será direcionado a contribuintes com prioridade no reembolso. As prioridades estão distribuídas entre diferentes grupos de contribuintes:
- 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix;
- 2.346.445 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 240.081 contribuintes acima de 80 anos;
- 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental, ou com doença grave.
Embora não tenham prioridade por lei, neste ano, contribuintes que fizeram uso das opções de declaração pré-preenchida e recebimento via Pix ganharam prioridade no recebimento da restituição.
Consulta e pagamento das restituições
A consulta ao lote foi liberada no dia 23 de maio e pode ser realizada na página da Receita Federal. O procedimento é simples, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. Esse serviço também está disponível no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado na conta corrente ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração. Caso o contribuinte não identifique sua inclusão na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), gerar um extrato da declaração e verificar possíveis pendências. Caso necessário, pode-se enviar uma declaração retificadora para o próximo lote.
Se a restituição, por algum motivo, não for creditada na conta informada, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. O resgate pode ser agendado por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).
Após um ano, se o valor não for resgatado, o contribuinte deverá requerer a restituição ainda não retirada no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.