O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou seu primeiro curso de educação híbrida voltado para professores do ensino médio público brasileiro. Denominado “Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas”, o curso começou oficialmente no dia 18 de março, com um webinário disponível na página do YouTube do MEC, apresentando detalhes sobre os conteúdos.
De acordo com o MEC, a educação híbrida é uma abordagem que integra diferentes espaços educativos, não se limitando ao uso de tecnologias, mas ampliando o acesso dos estudantes a conteúdos virtuais. Esta formação será a primeira do país dedicada ao tema, destinada a cerca de mil professores de 23 estados, incluindo docentes de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, demonstrando a abrangência e diversidade dos participantes.
Estrutura e metodologia do curso
Com carga horária de 80 horas, sendo 72 virtuais e 8 presenciais, o curso possui um formato híbrido. Segundo a pesquisadora e consultora técnica Daniela da Costa Lima, embora utilize um ambiente virtual de aprendizagem interativo e metodologias participativas, também contempla encontros presenciais. “Nós temos um ambiente virtual totalmente interativo, com metodologia participativa, que é um dos principais fundamentos do nosso modelo de educação híbrida”, destacou Daniela.
A formação irá abordar temáticas como ferramentas digitais, elaboração de planos de aula híbridos e a visão da escola como espaço integrado de vivência, com atividades práticas que promovem a troca de experiências entre os cursistas. A utilização do manual “Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas” será central na implementação dessas práticas pedagógicas.
Rede de Inovação para Educação Híbrida
O curso integra a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), criada no âmbito da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens. Essa rede busca implementar estratégias educacionais inovadoras em todas as regiões do país, apoiando a execução da Política Nacional de Ensino Médio de forma equitativa. Além disso, visa oferecer suporte técnico e estrutural aos sistemas tecnológicos das escolas públicas.
Ibsen Mateus Bittencourt, coordenador-geral da RIEH, destacou que a plataforma digital do curso foi desenvolvida para ser lógica e dinâmica, facilitando o acesso e a utilização pelos professores. “A plataforma digital foi pensada em cada detalhe junto com a equipe pedagógica para desenvolver um ambiente extremamente lógico, fluido e simplificado, para que os cursistas possam ter um curso mais dinâmico”, afirmou.
Vivência e abertura
A abertura do curso também contou com o evento “Observatório de Educação Híbrida: Integração de Saberes na Prática”, realizado nos dias 18 e 19 de março. Durante o encontro, professores e estudantes participaram de estações de trabalho que exploraram tópicos como ambiente virtual e físico de aprendizagem, recursos educacionais digitais e o uso do Núcleo de Inovação para Educação Híbrida.
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, salientou a importância da educação híbrida, especialmente para o ensino médio, indicado como a última etapa da educação básica em que o estado pode atuar para garantir o direito à educação dos estudantes. “Nunca houve um curso de educação híbrida para professores da educação básica, e a gente está começando pelo ensino médio”, declarou Valdirene.
A formação segue até o mês de agosto e busca capacitar os professores para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas híbridas, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, aprovadas pela Resolução CNE/CEB nº 02, de 13 de novembro de 2024.