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Projeto da UNIFAL-MG com alimentação escolar em Alfenas ganha prêmio nacional

Um projeto conjunto realizado pela alimentação escolar de Alfenas, o CEMEI Maria Conceição Carvalho (Dona Zinica) e a UNIFAL-MG foi reconhecido nacionalmente durante a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Concorrendo com mais de 1.700 relatos de experiências inspiradoras, a iniciativa ficou entre os 20 premiados.

A premiação ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2025, em Brasília, durante o Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento contou com a participação do presidente Lula. Alexandra Vieira Gonçalves, nutricionista da alimentação escolar de Alfenas e aluna do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL) da UNIFAL-MG, junto com a professora da rede municipal Adriana Ribeiro, representaram a equipe e receberam a premiação.

Alexandra Vieira Gonçalves e Adriana Ribeiro durante a premiação
Alexandra Vieira Gonçalves e Adriana Ribeiro (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto, implementado ao longo de 2023, teve como foco principal a introdução de práticas agroecológicas no contexto escolar, envolvendo alunos de 5 anos do CEMEI Dona Zinica em atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As ações incluíram diagnóstico do desperdício de alimentos, compostagem e cultivo de hortas.

Etapas do projeto e resultados alcançados

Segundo Alexandra Vieira Gonçalves, o projeto foi organizado em seis etapas. Inicialmente, os estudantes participaram de um diagnóstico para identificar o volume de desperdício de alimentos. Na sequência, foram realizadas rodas de conversa sobre a importância da redução desse desperdício.

A terceira etapa, destacada como central, consistiu no uso de hortas e composteiras como ferramentas pedagógicas. As composteiras foram doadas pelo projeto Reforsse, da UNIFAL-MG, que também ofereceu formação para os gestores do CEMEI e de outras cinco escolas parceiras.

Estudantes pesando restos alimentares
Os estudantes pesaram as sobras dos pratos para identificar o desperdício (Foto: arquivo do projeto)

Outra estratégia foi a adoção de um modelo de self-service na distribuição das refeições, promovendo a autonomia das crianças. Também foram organizadas visitas à horta da UNIFAL-MG, dinâmicas com temáticas educativas e atividades como o preparo de receitas aproveitando talos e cascas de alimentos.

De acordo com Alexandra, a parceria com a universidade foi especialmente relevante, envolvendo iniciativas como o projeto ReFoRSSE, coordenado por Bruno Martins Dala Paula, o Nutrir Arte, coordenado por Flávia Della Lucia, e o Programa Semeando Ideias, liderado por Julieta Aparecida Moreira.

Composteira utilizada no projeto
Composteira (Foto: arquivo do projeto)

Desafios e novos projetos

Apesar do sucesso do projeto no CEMEI Dona Zinica, Alexandra apontou desafios enfrentados em sua implementação, incluindo diferenças estruturais e culturais entre as unidades escolares participantes. Além disso, a educadora destacou o trabalho necessário para engajar alunos e comunidade escolar nas ações propostas.

Quanto ao futuro, a nutricionista revelou que as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) continuarão sendo desenvolvidas. Em 2024, o projeto foi implementado no EMEI Raios de Sol, resultando em mais uma premiação na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional promovida pelo FNDE.

Crianças visitando a horta
Visita à horta (Foto: arquivo do projeto)

Segundo Alexandra, a realização de projetos como este é fundamental para transformar a relação das crianças com os alimentos e a sustentabilidade. “Percebemos que as atividades desenvolvidas despertaram nos alunos maior interesse pelo cuidado com os alimentos, desde o plantio até o consumo e a destinação dos resíduos. Houve aumento na aceitabilidade de alguns alimentos e redução significativa no desperdício de comida”, afirmou.

O relato premiado, intitulado “Redução do desperdício e plantio sustentável na escola: nutrindo a terra”, está disponível para leitura no documento oficial do FNDE. Consulte aqui (páginas 64 a 69).

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