aborto-legal-minas-gerais

MG possui 34 instituições de saúde habilitadas para realizar aborto legal

Minas Gerais realizou 338 abortos legais, de forma gratuita, em dois anos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostram que foram realizados 176 procedimentos em 2023 e 162 no ano seguinte. O serviço, importante para a saúde pública, é disponibilizado em situações previstas na legislação brasileira, como casos de estupro, risco de vida à gestante ou anencefalia do feto.

Como acessar o serviço? Não é necessário apresentar boletim de ocorrência ou entrar com processo judicial. Basta procurar uma unidade de saúde habilitada. Atualmente, Minas Gerais conta com 34 instituições aptas a realizar o procedimento, sendo sete delas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A lista completa pode ser consultada no site do governo mineiro.

Desafios e impactos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o acesso ao aborto seguro como parte da promoção da saúde das mulheres. No entanto, barreiras políticas, sociais e a falta de divulgação sobre o aborto legal ampliam as vulnerabilidades, principalmente entre mulheres de baixa renda e em situação de risco social. Segundo a especialista Natália Dantas, a dificuldade de acesso ao serviço contribui para uma maior vitimização das mulheres que já enfrentam desafios estruturais.

Para fortalecer o direito ao aborto seguro, especialistas ressaltam a necessidade de descentralizar ainda mais o serviço, garantindo acesso rápido e eficiente em todo o estado, o que também minimiza os impactos físicos e psicológicos nas pacientes.

No entanto, as instituições se concentram em sua maioria em grandes centros urbanos, apontando como uma falha o acesso em áreas interioranas. Melhorias no alcance regional e na disseminação das informações são essenciais para reduzir desigualdades no acesso à saúde reprodutiva.

Para acessar orientações detalhadas, o governo mineiro oferece um guia completo, com indicação de unidades autorizadas e os passos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *