dengue-no-sul-de-minas-2023

Dengue no Sul de Minas Alerta da UNIFAL-MG

Em entrevista concedida ao Jornal da EPTV 1ª edição, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, especialista em epidemiologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da UNIFAL-MG, apresentou dados preocupantes sobre os casos de dengue no Sul de Minas Gerais em 2023. Ele destacou a sazonalidade da doença e alertou sobre o ressurgimento do vírus Dengue Tipo 3 na região.

Segundo o professor, os meses de março e abril são marcados por um aumento significativo nos casos da enfermidade. Mesmo com uma redução no número geral de casos em comparação a 2024, o que preocupa os especialistas é a circulação reintensificada do sorotipo 3. Este vírus, que não circulava há mais de 15 anos, afeta especialmente os jovens, que nunca foram expostos a ele, aumentando a suscetibilidade dessa faixa etária à doença.

A matéria completa, com mais detalhes sobre os dados e análises apresentadas, está disponível no Globoplay.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG.

Como contribuir com o Jornal UNIFAL-MG?

A comunidade acadêmica e local é convidada a colaborar com sugestões de pauta para o Jornal UNIFAL-MG. Estudantes, professores, técnicos e membros da sociedade podem participar, enviando temas para ampliar a diversidade de conteúdos abordados. Preencha o formulário disponível neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *