exportacao-gergelim-china

China autoriza 21 empresas do Brasil a exportar gergelim

China habilita empresas brasileiras para exportação de gergelim

A China, maior mercado importador de gergelim no mundo, habilitou 21 empresas brasileiras para a exportação do produto. Essa parceria estratégica foi consolidada no final de 2024 durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil. Agora oficializada, a medida representa um importante marco para o agronegócio nacional.

Com a habilitação, o Brasil, atualmente sétimo maior exportador da semente, ganha espaço no comércio global. Um destaque importante são os estados produtores como Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins, que já lideram a produção desse item. Paralelamente, outros estados como Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia têm potencial para crescimento na cultura.

Em 2023, a China comprou cerca de US$ 1,53 bilhão em gergelim, respondendo por 38,4% do consumo mundial do grão. O mercado chinês, que é altamente demandante, se mostra uma oportunidade promissora na expansão da segunda safra brasileira e na diversificação do portfólio agropecuário do país.

Essa conquista reafirma o compromisso brasileiro em fortalecer sua presença internacional e impulsionar o agronegócio, alinhado às necessidades dos maiores mercados globais.

Informações à imprensa:

imprensa@agro.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *