Disque Denúncia Unificado (181) atende 24 horas durante o Carnaval em Minas Gerais
O serviço de Disque Denúncia Unificado (181), mantido pelo Governo de Minas Gerais e administrado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), permanece ativo 24 horas por dia, inclusive no período do Carnaval. Este canal gratuito e sigiloso é dedicado a receber informações anônimas que auxiliem no combate ao crime em todo o território mineiro.
Quais crimes podem ser denunciados?
O público pode denunciar uma ampla gama de crimes, incluindo:
- Tráfico de drogas;
- Porte ilegal de armas;
- Furtos e roubos;
- Homicídios;
- Sequestros;
- Casos de violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência;
- Informações sobre foragidos da Justiça.
Além disso, as denúncias garantem total anonimato ao denunciante, que recebe um protocolo para o acompanhamento do andamento da queixa.
Contribuição durante o Carnaval
Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, destaca a importância do serviço e reforça que a principal prioridade é a informação fornecida pela população: “O 181 é um serviço contínuo e estará funcionando também durante o Carnaval. Não sabemos quem é o denunciante, precisamos apenas da informação para colaborar na segurança pública”.
Durante a última operação realizada no Carnaval de 2024, 45% das denúncias recebidas estavam relacionadas à violência contra mulheres, seguidas por crimes previstos no Estatuto do Desarmamento e ocorrências em locais de aglomeração (37%).
Diferença entre o 181 e serviços de emergência
É importante ressaltar que o Disque Denúncia Unificado (181) tem foco em investigações com base em informações fornecidas anonimamente e não substitui os serviços de emergência. Ocorrências em andamento devem ser encaminhadas para os números de emergência correspondentes:
- 190 – Polícia Militar;
- 193 – Corpo de Bombeiros;
- 197 – Polícia Civil.