mpf-acusa-vale-contaminacao-indigenaswebp

MPF acusa Vale de contaminar indígenas no Pará com metais pesados

MPF acusa Vale por contaminação de indígenas no Pará com metais pesados. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), uma ação apresentada à Justiça Federal relata que os indígenas da terra Xikrin do Cateté, no Pará, vivem sob contaminação alarmante por substâncias como chumbo, mercúrio, bário, lítio e manganês. Esses elementos foram encontrados nos rios Cateté e Itacaiúnas, que atravessam a região. A mineradora Vale é apontada como responsável pelo problema devido às suas atividades na mina Onça-Puma.

Com base em estudos da Universidade Federal do Pará (UFPA), 99,7% dos indígenas analisados apresentaram níveis preocupantes de contaminação. O impacto afeta gravemente a saúde e qualidade de vida da comunidade de cerca de 1.700 habitantes. Paralelamente, o MPF também responsabiliza a União e o estado do Pará por falhas na fiscalização ambiental.

Posicionamento da Vale

A Vale nega envolvimento e destaca laudos periciais que apontam a falta de ligação das atividades minerárias com a contaminação indicada. A empresa destaca acordos judiciais firmados com as comunidades indígenas, que incluem repasse de recursos para saúde e serviços complementares.

Medidas Requeridas

O MPF solicita à Justiça que a Vale custeie tratamento médico emergencial para a comunidade, incluindo consultas, exames e monitoramento contínuo da saúde dos indígenas. Além disso, exige que União e estado implementem suporte técnico e fiscalização mais eficiente das atividades minerárias na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *