InícioInflação dos alimentos desacelera...

Inflação dos alimentos desacelera para 0,61% segundo IBGE

A prévia da inflação de fevereiro mostra desaceleração nos preços dos alimentos, subindo menos do que em janeiro. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,61%, a menor desde setembro de 2024 (0,05%).

O IPCA-15 é chamado de prévia da inflação oficial, o IPCA, pois antecipa os preços coletados antes do final do período de apuração. Para a última prévia, os preços foram medidos de 15 de janeiro a 12 de fevereiro.

Comportamento dos preços de alimentos nos últimos seis meses

Ainda que tenha desacelerado, a inflação dos alimentos se mantém como uma das principais preocupações do governo. Segundo relatos governamentais e especialistas, fatores como mudanças climáticas continuam impactando os custos de produção.

Variações nos preços de alimentos em fevereiro

  • Altas: Cenoura (+17,62%) e café moído (+11,63%);
  • Quedas: Batata-inglesa (-8,17%), arroz (-1,49%) e frutas (-1,18%).

A alimentação no domicílio subiu 0,63% em fevereiro, número inferior aos 1,10% registrados em janeiro. Já a alimentação fora do domicílio teve alta de 0,56%, desacelerando em relação ao crescimento de 0,93% no mês anterior. As refeições (0,43%) e lanches (0,77%) também tiveram aumento moderado.

Comparativo anual da inflação

Apesar do menor ritmo no aumento de fevereiro, a inflação acumulada nos últimos 12 meses para alimentos e bebidas (7,12%) segue acima da inflação geral do IPCA-15 (4,96%), evidenciando o impacto deste setor no orçamento das famílias brasileiras. Em janeiro, o acumulado dos alimentos era de 7,49% e atingiu 8% em dezembro.

Impactos no índice geral

Com base nos dados apresentados, o IPCA-15 registrou impacto de 0,14 ponto percentual (p.p.) no índice geral vindo do grupo dos alimentos, confirmando uma desaceleração no segmento. Apesar disso, o monitoramento contínuo é essencial para compreender as tendências futuras e as medidas a serem adotadas.

- A word from our sponsors -

spot_img

Most Popular

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

More from Author

Governo de Minas e TAP iniciam voos diários Belo Horizonte-Lisboa em abril

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado...

Avô suspeito de permitir abuso da neta por vizinhos em Belo Horizonte

De acordo com informações do portal Itatiaia, um homem de 57...

Ministro Fávaro e presidente da Conab discutem nova previsão de safra brasileira

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quinta-feira...

Oito estados em alerta laranja para tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (13), um...

- A word from our sponsors -

spot_img

Read Now

Governo de Minas e TAP iniciam voos diários Belo Horizonte-Lisboa em abril

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a companhia aérea TAP, anunciou nesta quinta-feira (13/03), durante a feira Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL Lisboa), a retomada de voos diários entre Belo Horizonte e Lisboa...

Avô suspeito de permitir abuso da neta por vizinhos em Belo Horizonte

De acordo com informações do portal Itatiaia, um homem de 57 anos estaria sendo investigado por suspeita de oferecer a própria neta, de 10 anos, para ser abusada por vizinhos em troca de R$ 10. O caso ocorreu na região do Morro das Pedras, na Zona Oeste...

Ministro Fávaro e presidente da Conab discutem nova previsão de safra brasileira

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quinta-feira (13) o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, para a apresentação do 6º levantamento da Safra 2024/2025. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a estimativa é de uma supersafra...

Oito estados em alerta laranja para tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (13), um alerta laranja para chuvas intensas e tempestades em oito estados brasileiros. A previsão inclui Acre, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, o aviso...

Lançamento de livro marca 110 anos da UNIFAL-MG

No dia 3 de abril, a Editora UNIFAL-MG promoverá o lançamento do livro “UNIFAL-MG: 110 anos de educação de qualidade”. O evento acontecerá no auditório Leão de Faria, no Campus Sede da UNIFAL-MG, e homenageará a trajetória da instituição ao longo dos seus 110 anos. O livro...

Projeto da UNIFAL-MG com alimentação escolar em Alfenas ganha prêmio nacional

Um projeto conjunto realizado pela alimentação escolar de Alfenas, o CEMEI Maria Conceição Carvalho (Dona Zinica) e a UNIFAL-MG foi reconhecido nacionalmente durante a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Concorrendo com mais de 1.700 relatos de experiências...

Alerta de tempestade nesta quinta-feira em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Alerta Laranja para tempestade em 250 municípios de SP, MG e RJ até 21h de sexta, com riscos de chuva intensa e ventos fortes.

Alerta de chuvas intensas para estados do Centro-Oeste e Norte nesta quinta-feira

Inmet emite alerta Laranja para chuvas intensas em 188 municípios até sexta-feira. Riscos de ventos fortes, queda de energia e alagamentos.

Alertas de chuvas intensas para Centro-Oeste e Sudeste nesta quinta-feira

Alerta amarelo de chuvas intensas emitido pelo Inmet afeta 2300 municípios com riscos de ventos fortes e alagamentos.

Tempestade ameaça Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta quinta-feira

Inmet emitiu alerta laranja para tempestades em 105 municípios de MG e RJ, válido de 17h00 de quinta até 06h00 de sexta.

Inmet emite alertas laranja e amarelo para tempestade em Minas Gerais nesta quinta-feira

Minas Gerais enfrenta três alertas meteorológicos incluindo tempestades e chuva intensa, afetando 491 municípios. Cuidados adicionais necessários devido a riscos climatológicos.

Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em Ponte Nova e mais 495 municípios de Minas Gerais nesta quinta-feira

Ponte Nova, MG, está sob alerta de chuvas intensas. O Inmet recomenda cuidados contra ventos fortes e descargas elétricas. Consulte Defesa Civil pelo 199 ou Bombeiros pelo 193.