mp-saque-aniversario-fgtswebp

10 milhões poderão receber FGTS direto na conta com MP do saque-aniversário

10 milhões de beneficiários poderão receber FGTS diretamente na conta com MP do saque-aniversário

O governo federal anunciou, por meio de medida provisória (MP), a liberação de depósitos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) diretamente nas contas bancárias de cerca de 10 milhões de beneficiários. A expectativa é de que a medida injete R$ 12 bilhões na economia brasileira.

Quem será beneficiado?

Os beneficiários contemplados pela medida são trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e a data de assinatura da MP, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 28, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muitos estavam impedidos de sacar os valores por terem aderido ao saque-aniversário do FGTS.

Como funcionará o pagamento

  • Prazos: A Caixa Econômica Federal indicou que os pagamentos devem começar ainda em março, após a assinatura da medida provisória.
  • Créditos diretos: 85% dos beneficiários receberão os valores diretamente em suas contas bancárias cadastradas – independentemente de serem contas em outros bancos.
  • Casos específicos: Os 15% restantes, por questões como ausência de conta cadastrada ou contas alteradas recentemente, precisarão comparecer a uma agência bancária dentro de um cronograma estabelecido pela Caixa.

Parcelas e valores

  • O pagamento será liberado em duas etapas:
  • Na primeira, os trabalhadores poderão sacar até R$ 3 mil.
  • Na segunda, caso o saldo seja superior, o valor restante estará disponível 110 dias após a publicação da MP.

O impacto da medida

Com a medida, o governo busca estimular a economia brasileira, fortalecendo o poder de compra dos trabalhadores. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a iniciativa beneficiará diretamente 12,1 milhões de pessoas, contribuindo também para o consumo e a movimentação econômica.

Como é calculado o FGTS?

O FGTS é um benefício trabalhista em que os empregadores depositam mensalmente, em contas vinculadas aos trabalhadores na Caixa Econômica Federal, o equivalente a 8% do salário. Os valores acumulados no FGTS têm rendimentos corrigidos pela inflação ou pela Taxa Referencial +3%, o que for maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *